15.112.645 Pessoas Beneficiadas

Histórias de Vida


Luz para Todos ilumina Santana

Henrique dos Santos é um dos moradores mais antigos de Santana, no estado do Amapá. Ele, a esposa, Maria das Graças, e seus dez filhos moram há 35 anos na zona rural do município. Para sustentar a família, que não é pequena, ele planta mandioca, pesca, caça, além de buscar outros alimentos retirados da floresta. A vida sempre foi trnaquila, e só o que faltava era a energia elétrica em casa. "Sonho impossível para quem mora fora da cidade e principalmente perto da mata", diz Santos.

Segundo o morador a esperança passou a existir quando ele ouviu falar que um programa do Governo federal chamado Luz para Todos, iria instalar energia elétrica nas casas de todos da comunidade. "A gente nunca acreditou que um dia viria energia até aqui. E graças a Deus veio e o sonho se realizou", afirma o pai de família. Com apenas um ano, o fornecimento de nergia elétrica chegou ao município e logo mudou radicalmente a vida de muitos moradores do Assentamento do Piaçacá.

Para o agricultor o único meio de transforma o trabalho das pessoas da região mais produtivo era ter acesso a motores elétricos para morer mandioca, picar capim e triturar milho para fazer ração para o gado.

Ele mesmo já tem hoje um triturador de mandioca para fabricar farinha, "a gente começou a adquirir o equipamento quando chegou a energia. Antes não adiantava ter pois não tinha como colocar para funcionar. Agora como chegou a energia a gente pode comprar esses e mutias outra scoisas para a casa da gente", declara Henrique. E entre as "muitas outras coisas" que ele citou, está a televisão que ele deu de presente para dona Maria das Graças assistir a novela, a noite.